quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MINHA SÉRIES


    Curtindo minhas raízes, sou gaúcho, nascido em Porto Alegre, e criado dentro de costumes da"campanha", como chamam por lá, ou costumes da vida rural. Forte a memória das imagens do dia a dia simples, da faina diária no campo, a convivência no galpão, a hospitalidade à antiga, a verdade e simplicidade do homem do campo. convivência no galpão, a hospitalidade à antiga, a verdade e simplicidade do homem do campo.



                  Serie gaúchos - Amassando o Fumo - 40 x 30 pastel s papel 2008


 Do amor  ao pingo, cavalo, do qual depende sua vida muitas vezes a quem trata como se livre fora, não se preocupando lá muito em prover, ata-o a uma corda e deixa pastar á noite, num descaso inconsciente.



         Série Gauchos - "Volta pros pagos" 40 x 20 nanquim s/ papel 2008o jogo



         Da diversão levada a sério como no jogo            improvisado, onde desapegado,ás vezes podia         perder sem arrependimento todas suas posses.





                  Série gaúchos - "Jogo"  - 60 x 40  pastel s/ papel 2009

O gaúcho das festas que chama "Fandangos", onde o gaiteiro toca a noite toda, voltando para sua humilde morada, derruba-se cansado sobre o catre simples com o pala servindo de lençol.





                Série gaúcho  - "Gaiteiro" 40 x 60 pastel sobre papel 2009

  Da família que as vezes deixa por meses para repontar um gado ou conduzir uma tropa, a pedido do patrão, porque patrão de gaúcho não mandava, pedia, o respeito ao valente e orgulhoso ajudante era fundamental então a fidelidade era ferrenha, mas a independência era o orgulho do gaúcho.




            Série Gaúchos "Familia do posteiro" -  Pastel s/ papel, 60 x 40 2008

( posteiro é o empregado da fazenda que mora nos mais afastados locais para cuidar da propriedade e do gado.)
       


 Nesta série já mostro uma característica que vem a identificar, minhas obras, de pronto reconhecidas pelas mãos e pés enormes.


4 comentários :

  1. Olá, Byron! Estou sempre acompanhando o seu fantástico trabalho. Apesar de eu gostar do seu estilo e de todas as obras que produz; sempre aparece uma favorecida. Não poderia de deixar ressaltar a minha admiração pelo seu trabalho e dizer também do quanto a obra "Série gaúchos - "Jogo" - 60 x 40 pastel s/ papel 2009" é linda e cheia de nobreza, rica culturalmente. Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cada obra, o seu preferente, assim é....cada uma nos chama atenção por um detalhe ou um conjunto, e tento colocar história em cada. Obrigado, vindo do artista que és, o elogio pesa mais e responsabiliza mais, do que viesse somente do amigo querido que prezo tanto.

      Excluir
  2. Nós sabemos o que podemos com a arte! Sucesso. sucesso e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, com certeza, a arte é a direção, o caminho fazemos nós.

      Excluir