sábado, 7 de maio de 2011

LÁ FORA

Lá fora.....é fora do país, expor lá fora é mais ou menos como um grito de esperança, de alforria, e sobretudo de reconhecimento. Bem sabemos de inúmeros artistas que antes de serem reconhecidos no país de orígem, o foram "la fora", não nem importa se é convidado pagante ou não, pois isso não consta no "Curriculum", mas tem enorme peso, ter exposto lá fora. E numa Exposição Individual então...aí é a glória.E como convidado de um órgão oficial como um museu "di grátis" então...
é mais que a glória.
Tá, e daí?
Daí, que nosso país não tem tradição de cultura de artes plásticas, poucos conhecem arte, poucos se interessam sobre arte, poucos estudam arte, valoriza-se uma obra por quanto vai combinar com a decoração, quanto as cores combinem com o ambiente, não pelo contexto da obra, seu valor enquanto obra.
Enquanto não tivermos mais respeito pela cultura, será uma glória expor "Lá Fora", enquanto nossas escolas não ensinarem arte, teremos que sujeitar-nos vender quadros pela cor do sofá. Qual a razão de tudo isto, de todas estas palavras?
É a constatação do terceiro mundismo da nossa arte, exceções aos queridos da mídia que já alcançaram, não sem antes sofrerem muito, o reconhecimento. É a submissão com muita vergonha ao mercado, as leis do mercado, deturpadas mas, vigentes.
A arte, ora, vá vender ou tentar, faze-lo lá fora!

Nenhum comentário :

Postar um comentário